Projeto Teatro de Fantoches do Grupo Primavera

PRONAC 191168

O Grupo Primavera acredita que, por meio do teatro com fantoches, é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e pela arte e, ao mesmo tempo, proporcionar mecanismos diferentes para o aprendizado delas. Por isso, idealizou e implantou pela primeira vez em 2006 o Projeto “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações”.

Nessa data, os bonecos confeccionados em tecidos pela equipe de artesãs da organização social foram adotados em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. Entre os personagens desenvolvidos para o projeto estão cachorro, avô, avó, motoqueiro, super-herói do trânsito, gotinha, alface e semáforo, que permitem aos professores abordarem em sala de aula temas como meio ambiente, educação para o trânsito, inclusão social, alimentação saudável e saúde bucal.

Ao longo desses quase 12 anos de projeto, os fantoches já foram utilizados em escolas públicas de vários outros municípios do Brasil, como Hortolândia (SP), Sumaré (SP), Itirapina (SP), São José do Rio Preto (SP), Mairinque (SP), Manaus (AM), Recife (PE) e Bom Princípio (RS). Somente em Manaus, o Grupo Primavera capacitou em 2016 um total de 60 professores, que utilizaram os fantoches em sala de aula junto a aproximadamente 11 mil crianças entre 4 a 6 anos de idade.

As parcerias com as escolas públicas do País são realizadas entre o Grupo Primavera e a Secretaria Municipal de Educação de cada cidade. Grandes empresas patrocinam o projeto, levando suas marcas nos kits que contêm os bonecos e os livros pedagógicos que ensinam sobre o uso adequado dos fantoches.

Foto: Crianças assistem uma apresentação de fantoches
Foto: Sacola com fantoches distribuídos no kit do projeto

Galeria de Vídeos do Projeto

Campinas

Santos

Osasco