Inspirados pelos adereços e alegorias usados por Carmen Miranda, 18 adolescentes atendidos pelo Grupo Primavera ingressaram no universo criativo e na personalidade da cantora para criar 35 obras usando técnica mista, aquarela sobre papel e traçados com canetas permanentes. O resultado desse trabalho, que foi orientado pela artista plástica Ana Bittar, poderá ser visto a partir de sábado, 30, na Casa de Vidro, no Lago do Café. “Carmen: Cores, Flores e Amores” apresenta o autorretrato de cada aluno, inspirado na artista, com adereços sobre a cabeça e misturando elementos relacionados ao universo de cada um deles.

Os adolescentes, com idades entre 11 e 14 anos, integram o Núcleo de Artes Visuais da instituição e foram estimulados a colocar no papel suas sensações e criatividade, deixando de lado a preocupação com a estética. “Desde janeiro deste ano oferecemos várias atividades culturais, permitindo que eles entrem em contato com um campo vasto da cultura e exercitem a criatividade”, explica Sandra Zuliani, coordenadora artística da instituição. Ela conta que a escolha de Carmem Miranda se deve a sua grande importância para o cenário musical brasileiro, além do empoderamento feminino que ela imprimiu nos anos 1930 devido ao alcance internacional de seu trabalho. “Consideramos também inovador para a época a linguagem visual que ela utilizava em suas apresentações, retratando um Brasil colorido e criativo”, afirma.

O trabalho desenvolvido pelo Primavera permitiu também que as crianças e adolescentes pudessem aprender sobre a radionovela. Foi a etapa que antecedeu a preparação para o espetáculo musical “A Pequena Notável Carmen Miranda”, que será apresentado por eles no Teatro Castro Mendes, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.