A primeira etapa do projeto Teatro de Fantoches, realizado pelo Grupo Primavera e voltado à valorização da infância e ao uso dos bonecos como instrumento importante na prática pedagógica, acontece a partir deste mês de agosto com a capacitação de 88 educadores. Cerca de 9 mil crianças de instituições conveniadas à Secretaria Municipal de Educação serão beneficiadas pelo projeto.
Nesta etapa, os educadores terão o primeiro contato com os fantoches durante capacitação teórica e prática nesta terça-feira, 29 de agosto, 02 de outubro e 07 de novembro. Será o momento de chamar a atenção e encantar os profissionais para o uso dos bonecos, conhecendo os tipos de fantoches existentes, a forma de manipular, os cenários, as posições do narrador e dos personagens. Na sequência, irão ingressar no mundo dos fantoches e das histórias, entendendo como abordar cada tipo de história com as crianças.
Com um kit completo de fantoches produzido pelo Primavera, formado por 16 bonecos, os profissionais estarão aptos a utilizar diferentes métodos de manipulação e contação de histórias. Será então o momento de surpreender as plateias de crianças.
Com respaldo da Lei Rouanet, o *Teatro de Fantoches* foi desenvolvido pelo Grupo Primavera, utilizando o lúdico como ferramenta de aprendizado. Com patrocínio das empresas: DHL, EagleBurgmann, LibraPort, Tozzini Freire advogados, Pronutrition, cerâmica Carmelo Flor e Fundação Educar o projeto já deixou sua marca em 15 cidades. Educadores de Valinhos e Cordeirópolis também fazem parte dessa emocionante jornada.
O poder dos fantoches transcende as palavras, trazendo a aprendizagem para a vida das crianças de forma alegre e envolvente. E juntos, educadores e bonecos, criam um mundo de encantamento e sabedoria.