O Projeto PACTO, do Grupo Primavera, promoveu na última terça-feira (dia 19 de março), em parceria com a empresa Buckman, um encontro entre diretores e coordenadores das escolas públicas da região dos Amarais e das Escolas Técnicas de Campinas e Região, para apresentar as novas propostas para o processo seletivo do projeto. Desde 2011 os alunos ingressavam no PACTO de duas formas: para aqueles que estão cursando o 8º ano do ensino fundamental, era realizado um exame nos moldes dos aplicados pelos colégios técnicos, com questões de múltipla escolha e uma redação. Já os alunos de 9º ano eram indicados pelas escolas parceiras.
Sãos duas grandes alterações para 2013: para os alunos de 9º ano, volta a ser aplicado o exame, mas também serão destinadas 30% das vagas para alunos indicados pelas escolas parceiras. Já para os alunos de 8º, a novidade está em um sistema de bônus em que o aluno que obtiver a média geral, considerando todas as disciplinas, do quinto conceito maior ou igual a oito terá sua nota do exame acrescida proporcionalmente.
Segundo Paola Sanfelice Zeppini, coordenadora do projeto, “a intenção com a utilização dos sistemas de indicações e de bônus é fazer com que o aluno valorize o processo educacional como um todo, e também ter a oportunidade de avaliar o desempenho dos alunos juntamente com as escolas, reconhecendo e valorizando o aluno que gosta de estudar”.
As inscrições para o Processo Seletivo deste ano vão de 8 a 26 de abril nas próprias escolas e o exame para os alunos de 8º e 9º ano será no dia 18 de maio, às 8 horas, na ETECAP. Para quem não estuda nas escolas da região, mas mora nos bairros Jardim São Marcos, Jardim Campineiro, Vila Esperança, Jardim Santa Mônica, San Martim, Vila Olimpia, Jardim Mirassol, Matão e outros que fazem parte do entorno da entidade, é preciso procurar a sede do Grupo Primavera no período de inscrição sempre entre às 16h30 e 20 horas. Todos os alunos devem apresentar RG, comprovante de residência e o boletim do 1º bimestre de 2013.