Realizado em parceria com o Instituto 3M de Inovação Social e a Secretaria de Educação Municipal local, o trabalho da ONG inclui a capacitação de pelo menos 26 profissionais da rede municipal de educação infantil para usarem os bonecos em sala de aula ainda este ano

A ONG Grupo Primavera, em parceria com a Secretaria de Educação de Hortolândia e o Instituo 3M de Inovação Social, lançou hoje, dia 28 de março (quinta-feira), às 10 horas, na cidade, o Projeto Teatro de Fantoches, que poderá ser adotado por 26 escolas de educação infantil da rede municipal.

Os profissionais de educação infantil dessas escolas serão capacitados por Cristina Lazaretti, especialista em manuseio de fantoches contratada pela entidade de Campinas (SP), que os ensinará como utilizar corretamente os bonecos em sala de aula, para que possam, ainda este ano, transmitir os conteúdos pedagógicos previstos para cada série de forma lúdica e interessante aos alunos. A oficina de capacitação ocorrerá nos dias 16 e 18 de abril, das 7h30 as 10h30 para a primeira turma, e 23 e 25 de abril das 14h30 as 17h30 para a segunda turma, em local a ser definido.

No final do ano, os melhores trabalhos apresentados por esses professores serão premiados pelos parceiros do projeto, em uma cerimônia a ser realizada na própria cidade. Além de Hortolândia, os fantoches do Grupo Primavera também serão adotados ao longo de 2013 por escolas municipais de São José do Rio Preto, em uma parceria da ONG com a secretaria de educação da cidade e também com o Instituto 3M de Inovação Social.

Segundo Donizeti Faria, diretor do Departamento de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Hortolândia, a prefeitura local aderiu ao projeto do Grupo Primavera porque considera o fantoche de grande utilidade como recurso pedagógico. “Por meio dos bonecos, as crianças das EMEIs, que têm entre quatro meses e quatro anos de idade, poderão internalizar papéis importantes para elas, como o de pais e alunos, de uma forma infantil e no contexto em que ela se encontra, no caso, a escola”, observa Faria.

O Instituto 3M de Inovação Social patrocina esse projeto em Hortolândia e em São José do Rio Preto, e já foi parceiro da ONG no ano passado e retrasado nas cidades de Itapetininga, Ribeirão Preto e Mairinque, nesse mesmo trabalho. “O Grupo Primavera é reconhecidamente uma instituição que busca o desenvolvimento social de nossas comunidades. O projeto Teatro de Fantoches, realizado pela ONG, tem como proposta um modelo novo de educação, que, por meio de desafios e atividades lúdicas, desperta as melhores práticas de cidadania nas gerações que estão iniciando sua vida escolar. E essa proposta vai ao encontro do objetivo do Instituto 3M, de incentivar práticas ligadas à Educação”, diz Marcelo Tambascia, presidente dessa instituição.

Início do Teatro de Fantoches

O projeto “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações”, idealizado pelo Grupo Primavera, foi implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. “Por meio do teatro de fantoches é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionamos mecanismos diferentes para o aprendizado delas”, acredita John Sieh, diretor do Grupo Primavera.

Todos os bonecos de fantoches são feitos na oficina de criação da ONG. Entre os personagens estão árvore, cachorro, coelho, sapo, borboleta, peixe e sol, que permitem aos professores abordarem temas como meio ambiente, educação para o trânsito, inclusão social e saúde bucal.


Abertura do Projeto Teatro de Fantoche em Hortolândia