Mais de 70 Mulheres Primavera participaram na última quinta-feira (07/03) do evento “Tempo de Presença”, promovido pelo Grupo Primavera no restaurante Pobre Juan, no Galleria Shopping. O objetivo do encontro foi sensibilizar as voluntárias da necessidade de intensificarem a participação em projetos sociais da ONG, como o Programa Nota Fiscal Paulista, que arrecada cupons fiscais para serem cadastrados no site do governo estadual e reverterem em recursos financeiros para a instituição.

As Mulheres Primavera também conheceram a programação dos principais eventos previstos no calendário da entidade deste ano, como o tradicional Festival Primavera de Golfe, que será realizado no dia 14 de setembro e que chega a 11ª edição. “A rede de mulheres é um fator de sucesso para o Grupo Primavera, que tem entre seus pilares o apoio dos voluntários”, afirmou o presidente da ONG, Edgar Garbade, para a plateia de convidadas do almoço servido no restaurante.

Segundo ele, as Mulheres Primavera podem colaborar principalmente na manutenção do projeto da Nota Fiscal Paulista, que atingiu o recorde de arrecadação de 80 mil cupons em fevereiro último com o apoio de mais de cem estabelecimentos comerciais de Campinas, onde estão urnas para doação e recolhimento das notas. “Além do apoio financeiro das empresas parceiras da nossa entidade, o projeto das notas fiscais nos traz uma receita a mais para financiar as nossas atividades, que tem como principal desafio despertar a vontade de aprender em nossas meninas e jovens.” Conforme Denise Podolski, responsável pelo marketing de relacionamento da ONG, o foco atual desse projeto é financiar a alimentação das cerca de 500 meninas atendidas anualmente no Jardim São Marcos.

Para o voluntário da ONG Cheda Name Saad, de 84 anos, participar do projeto da Nota Fiscal Paulista do Grupo Primavera é um trabalho “absolutamente necessário”. É ele um dos voluntários responsáveis por selecionar as notas fiscais recolhidas desses estabelecimentos parceiros da ONG para que os dados sejam digitados no site do governo estadual. “Fico feliz porque isso traz benefícios para o Grupo Primavera. Termino o meu dia aqui, todas as quartas-feiras, já pensando na quarta-feira da próxima semana, pois é uma alegria retornar para um ambiente como este, onde temos receptividade e carinho, o que é difícil de encontrar em outros lugares”, ressalta. Cheda Saad acompanha semanalmente o trabalho da instituição e diz perceber que as meninas estão se tornando verdadeiramente as mulheres do amanhã, já que a ONG tem como meta prepará-las para uma vida mais digna.

Durante o evento, a ex-Menina Primavera Jessica Nayana Bento Augusto, de 20 anos, foi convidada a dar um depoimento sobre a sua experiência na ONG e de como os valores transmitidos pela instituição ajudaram-na até o momento. “Fui abraçada e laçada pelo Grupo Primavera, que faz toda a diferença para as nossas vidas com as atividades oferecidas. E isso também inclui o trabalho de todas as Mulheres Primavera que ajudam voluntariamente a instituição. Mas esse trabalho não pode parar em mim, precisa continuar sempre para ajudar a contar a história de muitas outras meninas que já estão lá e estarão também no futuro”, observou a jovem. Jessica chegou ao Grupo Primavera em 2005, com 12 anos, e permaneceu até 2008, quando ingressou no colégio Etecap, onde cursou o ensino médio e curso técnico de Bioquímica e hoje faz o segundo ano da faculdade de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba. Sua meta é formar-se e seguir carreira em indústria de alimentos. “Quero chegar a trabalhar em uma empresa da América Latina para gerenciar um projeto que faça os alimentos chegarem a todos.”

Jane Sieh, uma das fundadoras do Grupo Primavera, disse no evento que a qualidade do que é oferecido às meninas e jovens é muito importante. “Não podemos dar senão o melhor de nós às nossas meninas. Temos que ser uma entidade relevante, que acompanha os tempos atuais. Acreditamos no potencial dos outros e que podemos fazer a diferença na comunidade que atuamos. E tudo que não for feito com amor, não vale a pena. Aquilo que é feito com amor, desde as coisas menores, fazem tudo florescer. Estamos plantando sementes sempre e, por isso, quero agradecer o apoio de todos aqui presentes”, ressaltou.

Jéssica Nayra, ex menina Primavera e Ruth Oliveira, Gestora Executiva do Grupo Primavera