Curso preparatório para o vestibulinho é oferecido gratuitamente pela ONG Grupo Primavera a estudantes de escolas públicas da região dos Amarais, em Campinas

O Pacto, curso preparatório para prestar o vestibulinho de colégios técnicos de Campinas e região oferecido gratuitamente pela ONG Grupo Primavera aos estudantes de 13 a 16 anos da região dos Amarais, obteve neste ano aprovação de 82% de seus alunos veteranos (que fizeram 18 meses de curso), totalizando 46 aprovados, e 70,3% dos ingressantes em agosto do ano passado (que fizeram o intensivo ou apenas seis meses de curso), totalizando 19 aprovados na primeira chamada do Cotuca, Centro Paula Souza (Bento Quirino e Etecap), Cotil, Franceschini, São José, Senai e Patrulheiros. Já em 2011, o índice alcançado na primeira chamada dos colégios foi de 71,8% para os veteranos e 34% para os novos alunos, totalizando 56 aprovados.

Segundo Paola Sanfelice Zeppini, coordenadora do Pacto, esses resultados mostram que o curso do Grupo Primavera é efetivamente um projeto de responsabilidade social, pois 8 em cada 10 alunos encontram possibilidades reais de transformação econômica, social e cultural. “Em sua grande maioria, estes jovens são os primeiros da família a possuírem um grau de escolaridade mais alta e também a desenvolver uma relação prazerosa com os estudos, de modo que muitos ex-alunos nos procuram para contar que continuaram estudando, cursaram o ensino superior e até mesmo a pós-graduação. É esta responsabilidade social, associada à formação de mão-de-obra qualificada que tem feito com que empresas como Petrobras, Buckman Laboratórios, 3M do Brasil, CPFL e Instituto Robert Bosch apóiem e patrocinem nosso projeto.”

Destaques

Entre os ex-alunos do Pacto que tiveram os melhores resultados nos vestibulinhos da região estão Milena Martins Cotrim, que passou em todos os cursos que prestou e ficou em primeiro lugar no curso de Alimentos (terceiro mais concorrido) do Cotuca; Cássia Mileo Maia dos Santos, aprovada em Bioquímica na Etecap e também primeira colocada no curso de Plásticos do Cotuca; e Lucas Villarim Rangel dos Santos, que obteve o primeiro lugar geral em todos os cursos do Bento Quirino.

Sobre o Pacto

Em dez anos de existência do Pacto, mais de mil alunos passaram pelo curso, sendo que a maioria obtém sucesso nos vestibulinhos da região. A duração do curso é de um ano e meio. O reforço dá condições de prestarem o vestibulinho e concorrerem a uma vaga dos colégios técnicos disputados de Campinas e região.

As inscrições para quem quer fazer parte da próxima turma do Pacto ocorrerão em abril. Podem participar desse processo os alunos de 8º e 9º ano estudantes de escolas públicas e moradores da região dos Amarais.

Alunos do PACTO