A ONG Grupo Primavera, em parceria com a Secretaria de Educação de Mairinque e o Instituto 3M de Inovação Social, realizou uma cerimônia de encerramento no último dia 19 de outubro, na cidade, do Projeto Teatro de Fantoches, adotado por 35 escolas da rede municipal – entre creches e séries do infantil, fundamental I e fundamental II.
Lançado em março último, o projeto permitiu a capacitação de professores dessas escolas por Cristina Lazaretti, especialista em manuseio de fantoches contratada pela ONG de Campinas (SP), que os ensinou como utilizar corretamente os bonecos em sala de aula, para que pudessem, durante este ano, transmitir os conteúdos pedagógicos previstos para cada série de forma lúdica e interessante aos alunos.
Além de Mairinque, os fantoches do Grupo Primavera também foram adotados ao longo de 2012 por escolas municipais de São José do Rio Preto, em uma parceria da ONG com a Secretaria de Educação da cidade e também com o Instituto 3M de Inovação Social. Os melhores trabalhos de cada município são premiados pelos parceiros do Projeto Teatro de Fantoches. Em Mairinque, o trabalho vencedor foi o da Escola Municipal Professor Gabriel Rocha, com o tema “O dentinho estragado”, implantado pela professora Marilza da Silva Gomes. Na cerimônia de Mairinque, a escola recebeu como prêmio um aparelho de data show, enquanto a professora ganhou um jantar e uma entrada para uma peça de teatro com direito a acompanhante e os alunos uma tarde cultural.
Segundo Luciana de Paula Ferreira Rueda, chefe da Divisão de Educação Infantil de Mairinque, a prefeitura municipal aderiu ao projeto do Grupo Primavera porque o considera “muito grandioso”. Para ela, trabalhar com o teatro de fantoches faz com que a criança viva um momento lúdico. “O teatro de fantoches é o próprio sonho produzido dentro da realidade. Dualidade espontânea que não prejudica, ao contrário, deve ser estimulada como um instrumento que estuda a si próprio e ao outro, proporcionando a formação de histórias, levando as crianças a interagir com o personagem que é o boneco. O artista passa a ser a criança que o manipula, contribuindo para sua autoestima, pois aprendem a criar por si mesmas”, acredita.
O Instituto 3M de Inovação Social patrocina pela primeira vez esse projeto em Mairinque, mas já foi parceiro da ONG no ano passado nas cidades de Itapetininga e Ribeirão Preto, nesse mesmo trabalho. “O Grupo Primavera é reconhecidamente uma instituição que busca o desenvolvimento social de nossas comunidades. O projeto Teatro de Fantoches, realizado pela ONG, tem como proposta um modelo novo de educação, que, por meio de desafios e atividades lúdicas, desperta as melhores práticas de cidadania nas gerações que estão iniciando sua vida escolar. E essa proposta vai ao encontro do objetivo do Instituto 3M, de incentivar práticas ligadas à Educação”, diz Marcelo Tambascia, presidente dessa instituição.
Início do Teatro de Fantoches
O projeto “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações”, idealizado pelo Grupo Primavera, foi implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. “Por meio do teatro de fantoches é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionamos mecanismos diferentes para o aprendizado delas”, acredita John Sieh, diretor do Grupo Primavera.
Todos os bonecos de fantoches são feitos na oficina de criação da ONG. Entre os personagens estão árvore, cachorro, coelho, sapo, borboleta, peixe e sol, que permitem aos professores abordarem temas como meio ambiente, educação para o trânsito, inclusão social e saúde bucal.