A educadora de Comunicação e Expressão Ângela Junquer desenvolve junto às meninas do 2º ano o “Viagem na literatura”, que faz parte do Projeto Leitura do Grupo Primavera. Na 1ª etapa do trabalho, cada aluna escolheu um livro de literatura na biblioteca da entidade para leitura individual em casa.  Foi marcada uma data para a realização de uma Roda de Leitura após a conclusão dos livros e cada aluna contou para classe a história da leitura realizada.
Na 2ª etapa do trabalho, as alunas produziram um cartaz com o nome do livro, autor e comentário sobre a história lida. O objetivo do cartaz era motivar outros leitores para a leitura do livro em questão. Nele, um desenho representativo da história e um comentário para criar um suspense para criar essa motivação.
Para Ângela, o objetivo desse trabalho pode ser resumido na citação da professora e escritora Clarice Fortkamp Caldin: “Meu objetivo com esse trabalho foi usar do potencial terapêutico que a literatura proporciona. O texto ficcional, aquele que produz fruição, aquele que permite a retomada, aquele que mexe com as emoções e instiga a imaginação e apresenta o mundo real sob o manto da poesia.”
A educadora do Grupo Primavera acredita ter conseguido um bom resultado de interação com as meninas a partir das leituras realizadas, além de perceber o aumento de interesse de leitura por outros lidos apresentados. “Como sugestão à entidade, gostaria de solicitar a aquisição de novos livros para a biblioteca de autores como Pedro Bandeira, Telma Guimarães, Ganymedes José, Lygia Bojunga, Márcia Kupsas, como também novos exemplares dos livros que foram muito requisitados, entre eles Polyana Moça e Polyana Menina; Diário de Marcos Vinícius; O pequeno vampiro; O milagre de cada dia; Aventura com o dinossauro; O primeiro amor e outros perigos; Memórias de um cabo de vassoura; Férias em Xangrilá; A porta da aventura; Meninos e Meninas; Um sonho no caroço de abacate; A hora da decisão; A menina que fez a América; Resgate de amor; Gincana da morte; e É preciso lutar.”

Nayara Caroline - aluna 3o. ano do Grupo Primavera

Nayara Caroline - aluna 3o. ano do Grupo Primavera

Já a educadora Luciana Taraborelli desenvolve uma atividade chamada Roda de Leitura, com as meninas do 3º ano (dos períodos da manhã e da tarde) da ONG, também dentro do Projeto Leitura. “A leitura é uma prática muito importante para a aprendizagem do ser humano. Por meio da leitura descobrimos um mundo novo, cheio de possibilidades, além de enriquecermos nosso vocabulário, desenvolvermos a nossa capacidade de interpretação e raciocínio”, diz a professora do Grupo Primavera. Segundo ela, a prática da leitura deve ser estimulada desde a infância porque, na maioria das vezes, falta um incentivo para que a criança adquira tão valioso hábito.

Pensando na prática da leitura e na sua importância, ela desenvolveu a atividade de “Roda da Leitura” na qual as meninas puderam escolher um livro da biblioteca do Grupo Primavera e levá-lo para ler em casa. Num segundo momento, as alunas fizeram um estudo da obra com informações sobre o autor, a editora, o ano de edição e as partes que compõem a narrativa como: foco narrativo, personagem protagonista, personagem antagonista, personagem coadjuvante, características físicas e psicológicas das personagens, tempo, espaço, clímax e desfecho.

Para finalizar, foi feito uma roda na qual cada menina apresentava o livro lido e fazia um breve resumo do enredo, seguido da sua opinião sobre a obra. O objetivo da roda era fazer com que todas as meninas conhecessem o livro de suas colegas e depois fossem estimuladas a ler o livro que mais despertou o interesse.

Ana Beatriz Bichiner - aluna 3o. ano do Grupo Primavera