O Grupo Primavera está com inscrições abertas para estudantes de 13 a 18 anos da região dos Amarais, em Campinas, que queiram fazer parte da próxima turma do Pacto, curso preparatório para o vestibulinho de colégios técnicos da região, oferecido gratuitamente pela entidade. O prazo para as inscrições termina no próximo dia 20 de abril (sexta-feira), nas próprias escolas parceiras do projeto ou na ONG (Rua Dr. Luiz Aristeo Nucci, 30, Jardim São Marcos), das 16 às 20 horas. É preciso levar RG, comprovante de residência e o boletim mais recente. O exame seletivo será no dia 19 de maio (sábado), às 8 horas, na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado (Etecap). Os resultados serão conhecidos na segunda quinzena de junho, no website do Grupo Primavera (http://www.gprimavera.org.br). Podem participar desse processo os alunos de 8º ano estudantes de escolas públicas e moradores da região dos Amarais.

Em dez anos de existência do Pacto, mais de 850 alunos passaram pelo curso, sendo que a maioria obtém sucesso nos vestibulinhos da região. A duração do curso é de um ano e meio. O reforço dá condições de prestarem o vestibulinho e concorrerem a uma vaga dos colégios técnicos mais disputados de Campinas e região.

O Pacto obteve neste ano aprovação de 71,8% de seus alunos veteranos (que fizeram 18 meses de curso), totalizando 45 aprovados, e 34% dos ingressantes em agosto passado (que fizeram apenas 6 meses de curso), totalizando 11 aprovados. O resultado deste ano é o melhor índice de aprovação de seus alunos, batendo o de 2008, que era o maior até então, com 68% de aprovação para os alunos veteranos. Já em 2011, o índice alcançado foi de 64% para os veteranos e 34% para os novos alunos.

Segundo Paola Sanfelice Zeppini, coordenadora do Pacto, esses resultados são fruto de muito estudo, tarefas, simulados, palestras motivacionais, reuniões com os pais, visitas às escolas e empresas da região. Para ela, os resultados mostram também que o Pacto está consolidado e desperta cada vez mais o interesse dos jovens da comunidade em obterem uma formação técnica.

Destaques

Entre os ex-alunos do Pacto que tiveram os melhores resultados nos vestibulinhos da região está Emanuelle de Paula Alves, de 14 anos, que ficou em primeiro lugar no curso noturno de Mecatrônica do Cotuca, escola técnica vinculada à Unicamp. A jovem veterana do Pacto também foi aprovada pelo Centro Municipal de Ensino Profissionalizante de Paulínia (Cemep) para o curso de Informática, em Química na Escola Técnica de Paulínia (Etep) e também para ingressar no ensino médio na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado (Etecap).

“Apesar de ser boa aluna na minha escola (EMEF Professora Nilza Thomazini, no Parque Regina, em Sumaré), cursar o Pacto me ajudou muito a rever matérias importantes e a aprender conteúdos novos, principalmente os de Matemática, que caíram no vestibulinho dos colégios que eu prestei”, diz Emanuelle que, depois de avaliar suas opções, decidiu cursar Informática no Cemep.

Já o aluno veterano Lucas da Costa Araujo, também de 14 anos de idade, passou em segundo lugar no curso de Alimentos do Cotuca e em nona colocação em Edificações, no Cotil (colégio técnico ligado à Unicamp, localizado em Limeira). Após permanecer por um período na lista de espera de Química na Etecap, Lucas também passou nesse curso, mas optou por ingressar no Cotuca. Segundo ele, as provas dos vestibulinhos foram mais fáceis do que esperava. O jovem observa, no entanto, que, sem o Pacto, dificilmente teria conseguido passar nessas provas dos colégios técnicos. “Eu estudei bastante e o Pacto me ajudou muito a obter bons resultados.” Lucas afirma que será o primeiro de sua família a ter uma formação profissional técnica. “Meu objetivo depois do curso técnico é fazer uma faculdade de Engenharia Civil, de preferência na Unicamp”, antecipa.