O PACTO promoveu na última quinta-feira (22 de março), em parceria com a empresa Buckman, um encontro entre diretores e coordenadores das escolas públicas da região dos Amarais e das escolas técnicas de Campinas e Região, com o objetivo de avaliar em conjunto o processo seletivo do projeto do Grupo Primavera.  Desde 2011 os alunos ingressam no curso de duas formas: para aqueles que estão cursando o 8º do ensino fundamental, é realizado um exame nos moldes dos aplicados pelos colégios técnicos, com questões de múltipla escolha e uma redação. Já os alunos de 9º ano são indicados pelas escolas parceiras.

Paola Sanfelice Zeppini, coordenadora do projeto.

Segundo Paola Sanfelice Zeppini, coordenadora do projeto, a intenção do sistema de indicações é fazer com que o aluno valorize o processo educacional como um todo e perceba que “se dedicar aos estudos e ir bem na escola é um comportamento que fará toda diferença ao longo de sua vida, e que as portas abertas no Pacto são somente as primeiras de muitas que ainda virão”.

Diretores e coordenadores das escolas públicas da região dos Amarais e das escolas técnicas de Campinas e Região em encontro promovido pelo projeto PACTO.

O retorno por parte das escolas também foi muito positivo, pois os representantes disseram que a indicação tem servido de estímulo até mesmo aos alunos de outras séries. “Essa forma de avaliação integral do aluno tem sido muito rica no que se refere a fortalecer os laços entre as instituições, pois o professor da escola se sente participando do processo e do sucesso destes bons alunos também no Pacto e depois na escola técnica. As escolas técnicas elogiaram a iniciativa e declararam que a postura destes alunos também tem se destacado em seus cursos, pois na grande maioria dos casos, são alunos que valorizam a oportunidade, reconhecem a importância do estudo e a diferença que o diploma de nível técnico pode fazer na futura profissão.”

As inscrições para o Processo Seletivo do Pacto deste ano vão de 9 a 20 de abril nas próprias escolas e o exame para os alunos de 8º ano será no dia 19 de maio, às 8 horas, na Etecap. Para quem não estuda nas escolas da região, mas mora nos bairros Jardim São Marcos, Jardim Campineiro, Vila Esperança, Jardim Santa Mônica, San Martim, Vila Olímpia, Jardim Mirassol, Matão e outros que fazem parte do entorno da entidade, é preciso procurar a sede do Grupo Primavera no período de inscrição sempre entre às 16 e 20 horas. Todos os alunos devem apresentar RG, Comprovante de Residência e o Boletim do 1º Bimestre de 2012.