No dia 8 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Grupo Primavera ofereceu uma Oficina de Furoshiki realizada por Leticia Yabiku. Para Denise Podolsky da Cruz, o encontro com essas mulheres “foi muito mais que horas agradáveis e um bom aprendizado. É bom saber que pudemos proporcionar esta experiência!”.


Oficina de Furoshiki com Leticia Yabiku

Dentre as mulheres que participaram, uma em especial chamou a atenção, que foi Judith Alves da Silva Duarte, mãe de Diogo Alves Duarte, ex-aluno do PACTO, curso oferecido pelo Grupo Primavera. Conheça um pouco mais da história dela:

“Tenho 49 anos e no dia 5 de março meu filho chegou do trabalho e me perguntou se eu iria trabalhar na quinta-feira daquela semana, eu respondi que não, só na próxima, então ele me disse: “a senhora irá até o shopping fazer um curso”. Achei normal, tinha me esquecido que era o dia das mulheres. Na data, meu esposo e meu outro filho me acompanharam até o shopping, e fui pensando: “como seria o curso de bolsa?”. Quando começou o curso e vi a professora Letícia mostrando o seu trabalho, fiquei encantada e super feliz pelo presente maravilhoso que havia ganhado num dia especial e pelo carinho do meu filho Diogo. Fiz uma bolsa e aprendi outras coisas que podem ser feitas ou enfeitadas com a utilização do tecido, coisas lindas. No final, fui convidada a tomar um chá com bolo que, por sinal, estavam maravilhosos. Conversando, fui questionada como fiquei sabendo do curso, eu toda feliz, disse quei havia sido através do meu filho que é um ex-aluno do Pacto, mas que não perdeu contato com o pessoal, pois quando ele fez o curso gostou da atenção e ensino dos professores, em especial o doutor John. Ele acompanha o trabalho do Pacto e do Primavera. Ele me inscreveu e pagou, quando eu cheguei no local da oficina, fiquei impressionada com o trabalho da professora Letícia e a atenção de todas as mulheres que lá estavam, pelo carinho e alegria delas quando ficaram sabendo do presente que ganhei. Especialmente a Denise, que ficou emocionada e disse que iria colher meu depoimento para postar no site, pois ela achou muito lindo o carinho do meu filho. Ela me parabenizou pelo meu filho e eu agradeço a Deus por ele ser o meu presente. Ah, e já até utilizei o método para presentear uma amiga com o embrulho de tecido.”


Leticia Yabiku explicando para Sra. Judith (ao centro).

Já Diogo, filho de Judith, conta que tem 23 anos e sempre teve apreço e carinho pelo curso Pacto, o qual participou em 2002. “Sempre difundi todos os bons e instrutivos momentos que tive em minha estada na ONG. Quando tive ciência, através do Facebook, da oficina que se realizaria no dia das mulheres, vislumbrei a oportunidade perfeita para poder partilhar com minha mãe, que até então só ouvira histórias, uma pequena fração de toda a alegria, conhecimento e afetividade das pessoas envolvidas com o projeto primavera, também era um meio de presenteá-la de uma forma diferente, dando a ela a oportunidade de não só aprender algo novo, mas também demonstrar que ela é capaz de fazer muito mais, coisas que pelo agito da rotina passam despercebidas, coisas prazerosas. Fico grato de ela ter gostado e ter conseguido fluir nela o desejo de continuar. Presentes, quando dados de coração, são tão prazerosos quanto o ato de recebê-los.”

Para o Grupo Primavera, esse é o melhor presente que a ONG pode receber e ver: as sementes que planta darem frutos! E agradece a Letícia Yabiku, que encanta a todos com seu carisma e dedicação pelo trabalho desenvolvido.