Com o tema Meio Ambiente, a escola municipal de educação infantil (EMEI) Santa Terezinha, de Ribeirão Preto, venceu o projeto Teatro de Fantoches, lançado em abril último no município por representantes do Grupo Primavera, da Secretaria de Educação da prefeitura e do Instituto 3M de Inovação Social. A escola recebeu como prêmio um Datashow.
Ao todo, 70 professores da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto participaram do projeto, que incluiu um workshop de capacitação para que os educadores pudessem utilizar os fantoches em sala de aula, com a meta de discutir temas relacionados ao meio ambiente junto a alunos de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de 63 escolas da cidade.
Os encontros do workshop foram feitos por Cristina Lazaretti, especialista em manuseio de fantoches e educadora contratada pelo Grupo Primavera, idealizadora do projeto. Todos os bonecos, que incluem personagens como árvore, cachorro, coelho, sapo, borboleta, peixe e sol, são feitos na oficina de criação da ONG.
O projeto em Ribeirão Preto teve o patrocínio do Instituto 3M de Inovação Social. “O projeto Teatro de Fantoches tem como proposta um novo modelo de educação, que por meio de desafios e atividades lúdicas, desperta as melhores práticas de cidadania nas gerações que estão iniciando sua vida escolar. Essa proposta vai ao encontro do objetivo do Instituto 3M, de incentivar práticas ligadas à Educação, o que nos motivou a apoiar o projeto de fantoches”, diz Marcelo Tambascia, presidente do Instituto 3M de Inovação Social.
Além de Ribeirão Preto, o projeto foi lançado neste ano em escolas municipais de Paulínia, Itapetininga e Sumaré. Em cada um desses municípios paulistas, o projeto está sendo implantado pela prefeitura local e patrocinado por empresas da região, como Honda, Merial, Invista, Rabobank e Buckman – beneficiadas pela Lei Rouanet.