Jovens do Grupo Primavera ouviram uma palestra sobre Educação Ambiental ministrada pelo representante do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) de Campinas, José Custódio, no próprio órgão municipal. Custódio deu explicações sobre como é feita a coleta seletiva em Campinas e passou dado sobre a quantidade de lixo produzida pela população (que chega a aproximadamente a nove toneladas por dia, e que, desse total, menos de 1% é separada).
As meninas compreenderam a importância da necessidade dessa coleta seletiva e ouviram que, muitas vezes, as pessoas descartam objetos no meio da rua, como sofá e colchão. José Custódio informou que a Prefeitura também faz a coleta desses objetos, por meio do Projeto Operação Cata Treco. Algumas meninas lembraram que o caminhão desse projeto também passa pela região do São Marcos, principalmente no período das chuvas.
No DLU, existe uma Cooperativa de Materiais Reciclados, que as meninas conheceram e se impressionaram com a quantidade de lixo que pode ser reciclada e transformada em outros objetos. Após as explicações, foram encaminhadas para conhecer o Aterro Sanitário DELTA A, localizada no Bairro do Jardim Satélite Íris, que deverá ser desativado no próximo ano, pois seu tempo de vida útil vem se encerrando.
Essa visita foi feita de ônibus e o veículo subiu até a última camada de terra e lixo do aterro, ficando a uma altura equivalente a um prédio de 15 andares. No trajeto, foi explicado como são os tratamentos dados ao lixo, o chorume (líquido produzido pelo lixo podrificado), os cuidados com a preparação do solo, para não afetar o lençol freático, os cuidados com o gás carbônico produzido pelo lixo e, principalmente, a atenção especial para os descartes dos materiais hospitalares.
As meninas fizeram a seguinte reflexão: “Somos responsáveis por aquilo que produzimos, as coisas boas e ruins. O futuro não temos como garantir, mas podemos planejar para ser um mundo melhor.”