Com patrocínio da Honda, projeto cultural criado pela ONG Grupo Primavera beneficiará crianças de 3 a 6 anos de idade e 40 professores da rede municipal

Crianças da rede municipal de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de Sumaré, Paulínia, Ribeirão Preto e Itapetininga, no interior paulista, viverão uma nova experiência na discussão de temas como segurança no trânsito e meio ambiente, com o auxílio de uma turma diferente: fantoches criados pela ONG Grupo Primavera, de Campinas (SP). Árvore, cachorro, coelho, sapo, borboleta, peixe, sol, semáforo, deficiente visual e casal de idosos são alguns dos personagens representados no projeto “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações”. O projeto cultural está sendo implantado pela prefeitura de cada um dos municípios e patrocinado por empresas locais – Honda, Merial, Instituto 3M, Invista, Rabobank e Buckman – beneficiadas pela Lei Rouanet.

A abertura do projeto a ser desenvolvido ao longo deste ano será no dia 17 (quinta-feira), em Sumaré, com a presença de autoridades municipais, diretores e coordenadores das 26 escolas públicas da cidade e representantes da Honda. “A prefeitura de Sumaré considera esse projeto interessante e participa pela segunda vez porque as crianças podem explorar os fantoches de maneira lúdica, enquanto os professores têm uma formação especializada nessa área”, diz Emílio Augusto, diretor de assuntos pedagógicos da prefeitura de Sumaré.

Já a Honda patrocina pela segunda vez o projeto porque o teatro de fantoches está alinhado com pelo menos três dos quatro focos principais que envolvem a área de responsabilidade social da empresa, que são educação, meio ambiente, segurança no trânsito e comunidade. “Procuramos participar de projetos que envolvam esses quatro focos principais e que beneficiem principalmente a região de Sumaré, onde está a fábrica da montadora”, explica Paulo Suetugo, responsável pela área de responsabilidade social da Honda Automóveis do Brasil.

Idealizado pelo Grupo Primavera, o projeto prevê a formação de agentes culturais por meio de kits com fantoches, manual de uso, cenário e estórias. Esses kits servem de base para o desenvolvimento do potencial criativo das crianças, unindo o mundo lúdico aos conceitos abordados pelas escolas, como a questão do meio ambiente. Os professores de cada cidade serão capacitados em workshops para despertar nas crianças habilidades, criatividade, imaginação e sonhos através dos personagens lúdicos. No segundo semestre, escolas, professores e alunos da rede pública participantes do projeto serão premiados em um concurso que elegerá o melhor teatro de fantoches.

Início do Teatro de Fantoches

O projeto “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações” foi implantado pela primeira vez em 2006, junto à Secretaria Municipal de Educação de Campinas e em 75 escolas municipais e estaduais do município, além de bibliotecas que foram palco das histórias dos fantoches. “Por meio do teatro de fantoches é possível desenvolver diversas habilidades e imaginação nas crianças como criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte”, acredita John Sieh, diretor do Grupo Primavera. Para permitir o melhor aproveitamento do material, a ONG realiza oficinas de capacitação dos agentes culturais sobre técnicas de como contar estórias e de utilização do material com as crianças. “Dessa forma, contribuímos para a disseminação da cultura dentro das escolas e, ao mesmo tempo, proporcionamos mecanismos diferentes para o aprendizado das crianças”, diz Sieh.

Os workshops de capacitação são feitos por Cristina Lazaretti, especialista em manuseio de fantoches e educadora do Grupo Primavera. Em Sumaré, os workshops de capacitação dos professores, divididos em duas turmas, acontecerão nos dias 11, 18 e 23 de maio, no Centro de Formação de Educadores do Município de Sumaré (CEFEMS). Essas turmas participarão de três oficinas no período da manhã e três no período da tarde.

O projeto será estendido também para os municípios de Paulínia, Ribeirão Preto e Itapetininga. Todos os fantoches são feitos na oficina de criação do Grupo Primavera, que produz também bonecas (consideradas o símbolo da instituição) e brindes. Nas demais cidades, os temas abordados serão: Meio Ambiente, Saúde Bucal e Cidadania.

Grupo Primavera

O Grupo Primavera, fundado em 1981 no Jardim São Marcos, vem crescendo a cada ano. Seu potencial e credibilidade já levaram a premiações no Brasil e no mundo. Hoje, a entidade atende a aproximadamente 500 crianças e adolescentes entre 8 a 18 anos, por meio de programas e projetos nas áreas de educação, cultura, bem-estar e profissionalismo.

O empreendedorismo inovador é marca já reconhecida na cidade e em toda a região. A entidade é a única a atuar com uma loja diferenciada em um centro de compras – a Oficina Primavera, localizada no Galleria Shopping. Com uma gestão visionária, a entidade mantém uma rede de relacionamentos com outras instituições, empresas, escolas e demais parceiros com o intuito de compartilhar recursos. “É assim que conseguimos manter nosso crescimento mesmo em momentos de crise”, afirma John Sieh, diretor da ONG.

Lançamento do projeto Teatro de Fantoches 2011
Data: 17/03/2011.
Horário: 13h30.
Local: Faculdade UNOPEC, localizada à Praça da República, 72, no Centro de Sumaré.

Informações à imprensa:
Ana Carolina Silveira / Ana Heloísa Ferrero
Tel (19) 3709 1165 / 9791 8261.
carol@carolsilveira.com.br
anaheloisa@carolsilveira.com.br