Arte Teatral

Unindo música, coreografia, teatro e pedagogia, o Grupo Primavera desenvolveu o projeto Arte Teatral – Cia Florada que consiste na capacitação, montagem e apresentação de espetáculos concebidos de forma multicultural.

No palco, centenas de jovens de 11 a 17 anos, que compõem a Cia Florada, colhem o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano nas oficinas de interpretação teatral e de texto, expressão corporal, arte, dança e música.

Por meio das apresentações, revelam para o público e para si mesmas toda a sua potencialidade como agentes transformadoras. Orientadas por educadores e por um corpo técnico composto por diretor geral, cenógrafo, figurinista, iluminador, regente, coreógrafo, maquiadores e equipe de apoio, as jovens que compõem a Cia Florada apresentam dois grandes espetáculos ao final do segundo semestre e levam seu brilho, no decorrer de todo o ano, a escolas, centro culturais, empresas e outros espaços públicos através de dezenas de diferentes montagens.

Teatro de Fantoches

Cultura empreendedora

“Teatro de Fantoche”, do Grupo Primavera, iniciado em 2006, é um projeto multiplicador com amplo alcance cultural que utiliza fantoches de personagens folclóricos como meio de desenvolvimento, montagem e a apresentação de espetáculos teatrais.

Tem como objetivo promover conteúdos da cultura popular, capacitar agentes comunitários e educadores, e difundir para público de outras comunidades além de mobilizar uma rede de artesãs da Região dos Amarais, para criar e confeccionar fantoches, gerando renda e estimulando o espírito empreendedor.

A capacitação, a montagem e a apresentação de espetáculos teatrais com a técnica de fantoches, dividem-se em três etapas

  • capacitação através de workshops para agentes comunitários e educadores da Região Metropolitana de Campinas (RMC), transformando-os em multiplicadores nas escolas, creches, bibliotecas, emitidas, clubes e associações.
  • distribuição de fantoches a agentes comunitários, educadores de escolas da RMC para que tenham material e possam adotar a técnica nas várias situações de sala de aula, atividades ou encontros cultivando assim o gosto pela leitura e teatro, preservando a cultura popular.
  • realização de apresentações gratuitas nas cidades envolvidas no projeto, com a finalidade de inspiraar, estimular, empreender e disseminar ações culturais dos educadores, alunos e comunidade em geral.