Com as atividades presenciais suspensas desde o dia 23 de março, o Grupo Primavera precisou se readequar para manter o olhar no desenvolvimento pedagógico das crianças e adolescentes atendidos. Desde o início, uma das principais preocupações foi a perda do “olhar diário” aos atendidos, principalmente os mais expostos à violência.
Com o intuito de fortalecer os vínculos familiares, o GP desenvolveu o projeto “Tesouros Viajantes”, que consiste em empréstimos de jogos pedagógicos, possibilitando a interação da criança com a família. Ao retirar o jogo, a família se compromete a enviar fotos e relatar o
momento da brincadeira. Desta forma, nossa equipe consegue, de alguma maneira, perceber possíveis tensões no convívio familiar.

 

Além dos jogos, estamos desenvolvendo com todo público atendido e comunidade o projeto de leitura do livro de Hilda Hilst: De amor tenho vivido. No último final de semana de agosto, em sua conta no Instagram, o renomado ator Antonio Fagundes, leu uma poesia do mesmo livro, nos deixando emocionados! E, com isso, vimos mais uma vez que estamos no caminho certo. Nosso novo projeto de leitura utiliza esse livro para apresentar a escritora brasileira aos atendidos do Grupo Primavera, oferecendo a eles a possibilidade de vivenciarem os poemas, por meio da leitura direcionada.
A leitura permite experimentar sensações, vivenciar situações, ampliar o conhecimento global e desenvolver o imaginário. A criança pode fazer comparações do que lê com o seu cotidiano e ampliar seu senso crítico. O projeto, patrocinado pelo Instituto EPTV, com a parceria do
Instituto Hilda Hilst – que ofereceu a formação inicial sobre a autora às educadoras – será realizado até novembro próximo e busca reforçar o hábito da leitura, ampliar o letramento e formar leitores competentes, capazes de dialogar, de forma crítica, com o texto lido.
Além da roda de leitura virtual, o trabalho contemplará a produção de desenhos pelas crianças, poemas autorais inspirados na temática do amor e apresentação do coral Primavera com uma seleção de poemas musicados de Hilda Hilst e trechos de composições de Zeca Baleiro. Uma composição feita pela educadora responsável pelo coral, Luciana Vieira – especialmente para o Grupo Primavera – com o verso que dá título ao livro “De amor tenho vivido”, será apresentada em um sarau virtual realizado por meio da plataforma Meet, no qual os atendidos poderão declamar ao vivo ou gravar vídeos, finalizando o projeto em novembro. Todas as atividades serão online.
Para envolver as famílias e comunidade do Jardim São Marcos, o Grupo Primavera distribuiu sacolinhas com o livro de Hilda Hilst e carta explicativa sobre a proposta do projeto, convidando-os a se envolverem na atividade com a leitura compartilhada. A ideia é reunir as
pessoas que moram na casa – mãe, pai, irmãos, tios, avós, padrasto, madrasta e outros – na atividade de leitura compartilhada. Eles receberão orientações para a atividade “Coisas para fazer com o livro”, que deverão ser realizadas e entregues no Grupo Primavera.

 

Na área administrativa, outras ações estão sendo desenvolvidas com objetivo de captar recursos. No início de agosto realizamos a “Feijoada do Bem”, que foi um sucesso de vendas.

 

Nosso Bazar do Bem tornou-se permanente, criando uma cultura na comunidade para compra de roupas, calçados, utensílios domésticos, cama, mesa e banho, a um preço acessível (aceitamos doações).

 

O atendimento às famílias não para! No mês de agosto foram 862 famílias beneficiadas com cestas básicas e alimentos diversos, oriundos de parceiros, poder público e pessoas físicas.

 

O desafio continua! A cada dia temos nos reinventado, buscando estratégias para cumprirmos com excelência a nossa missão visando o desenvolvimento do nosso público através da “Educação que Transforma”!

 

12