A Cia Florada da Dança, grupo de dança formado pelo Grupo Primavera para viabilizar projetos culturais anuais da ONG, apresenta nos próximos dias 17 e 18 o projeto Quadros em Movimento: “O Menino Gigante” pela Lei de Incentivo à Cultura do governo federal, a partir das 20 horas, no Teatro Iguatemi, em Campinas. O espetáculo, com 70 minutos de duração, enaltece os biomas e as regiões do País e será apresentado por 110 crianças e adolescentes da ONG.

“Teremos também dois atores contratados participando do espetáculo, que vem sendo ensaiado desde o início do ano, com oficinas de teatro, dança e canto coral na sede da instituição. Todos os envolvidos, dos coordenadores aos participantes, finalizam os ensaios no teatro, com figurinos encomendados especialmente para o musical, com cenário amparado por recursos visuais e tecnológicos”, diz Sandra Zuliani, coordenadora pedagógica do Grupo Primavera.

O tema dos espetáculos é escolhido com muito cuidado pela ONG, que explora esse conteúdo em outras atividades ao longo do ano. Em 2015, por exemplo, a história contada foi baseada na trágica lenda medieval “Tristão e Isolda”. Ao todo, 132 crianças e adolescentes de 11 a 15 anos encenaram a peça no Theatro Municipal de Paulínia, que teve seus assentos lotados.

Rebeca Vitória de Oliveira, de 12 anos, fez parte tanto do elenco quanto do coral desse espetáculo, e sentiu-se orgulhosa do resultado. “Acho fantástica a ideia desse espetáculo de fim de ano. Senti uma ótima sensação ao fazer o que gosto. Todas as meninas se esforçaram e nossas professoras também nos ajudaram. A ONG nos proporciona várias atividades, como dança e teatro. Além disso, nela também aprendemos os valores mais importantes da nossa vida para sermos pessoas melhores. Amo o Primavera!”, afirma a jovem.

Voluntária do Grupo Primavera há seis anos, Sandra Ciocci Ferreira, doutora em música pela Unicamp e licenciada em Artes Plásticas pela PUC Campinas, é diretora artística do espetáculo. “Como voluntária, escrevo o roteiro do espetáculo anual e auxilio na montagem. Reúno-me com os outros profissionais como sound designer, cenógrafo, figurinista, design de imagens, músicos e coordeno as atividades para levar a minha imaginação ao palco. O texto é sempre pensado para auxiliar as crianças no conteúdo escolar, mas de uma maneira divertida. Elas chegam aos primeiros ensaios tímidas e, nas apresentações, são verdadeiras artistas, de excelente nível. Sempre me emociona detectar os olhares orgulhosos dos familiares na plateia, é como se eles se realizassem por meio da ação dos filhos, de algo que não puderam fazer quando tinham essa idade.”

 

Serviço:

O Menino Gigante

Data: 17/10 e 18/10.

Horário: 20 horas.

Local: Teatro Iguatemi (localizado no terceiro andar do Shopping Iguatemi, em Campinas/SP).

Ingressos gratuitos: deverão ser retirados na bilheteria do teatro*.

*Interessados em colaborar com a ONG poderão fazer uma contribuição financeira espontânea na hora.

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!
0