“Fada Mel e as Cores da Primavera” é o nome do novo espetáculo da Companhia Florada, formada por atores e músicos profissionais e 152 meninas e jovens atendidas pela ONG Grupo Primavera, de Campinas (SP). A história, que será apresentada nos dias 13 e 14 de Novembro, às 19h30, no Theatro Municipal de Paulínia, é baseada no filme “Tinker Bell – Uma Aventura no Mundo das Fadas” e conta sobre uma fadinha recém-nascida que descobre que seu dom é ser uma fada artesã. Seu trabalho será o de confeccionar recipientes para levar ao continente os ingredientes que fazem florescer as cores da primavera.

Personagens do espetáculo

Patrocinado pelo Instituto 3M de Inovação Social e pelas empresas Robert Bosch, Buckman Laboratórios Ltda, Fios Amparo, Merial, Minasa TVP, Banco Rabobank Internacional Brasil SA e Tapecol Sinasa, o espetáculo mobiliza toda a ONG desde o mês de fevereiro último, com ensaios de teatro, música popular brasileira e dança.

“Essa oportunidade de trabalhar com a ONG tem se mostrado algo muito positivo. Além de ter a oportunidade de estar com pessoas novas e comprometidas, pude conhecer o Grupo Primavera, que faz um trabalho espetacular com todas essas meninas. Fazer parte desse projeto me traz orgulho, principalmente por saber que a peça não só traz cultura, diversão e disciplina para as meninas, mas também serve como meio de divulgação do trabalho de todos da entidade”, afirma Felipe Lima, ator profissional que interpreta o personagem Ping.

Fernando Zuben, tecladista da banda de músicos que se apresentará no espetáculo, diz ser uma excelente iniciativa levar arte para todos, sem distinção. “É um trabalho realizado de forma organizada e dirigido de maneira competente e séria, aliado a descontração e ao prazer de estar com pessoas com vontade de aprender e acertar. Ao mesmo tempo, oferece uma oportunidade, talvez única, de realizar sonhos de pessoas de estar num palco maravilhoso e mostrar o fruto de seus trabalhos e conquistas.”

Este ano a Companhia Florada conta com a parceria do Instituto Anelo, ONG de formação musical da região do Campo Grande, em Campinas, onde jovens talentos foram descobertos e que hoje integram a banda do espetáculo, também composta por alunos da Unicamp. Para Renan Alonso, do Instituto Anelo e baixista da banda, é uma honra trabalhar ao lado de pessoas “tão competentes e de uma instituição tão nobre quanto o Grupo Primavera”.

“É muito gratificante trabalhar com jovens e crianças, ajudando-os a se desenvolverem de forma integral, aliando a arte à educação. Tenho certeza que todos os profissionais envolvidos nesse projeto estão dando o melhor de si para fazer uma bela apresentação”, acredita Fernando Fortes, responsável pelo projeto de áudio do espetáculo – desde o acompanhamento dos ensaios, bem como da elaboração das trilhas, efeitos, especificação dos equipamentos de som a serem utilizados, ajustes, equalização, operação e uso dos microfones sem fio nos dias do espetáculo.

“A ingênua fadinha se deixa envolver pelo glamour que rodeia a atividade de outras fadas, passa a tratar com descaso sua verdadeira vocação e acaba por causar um acidente que pode destruir a primavera. O suspense do espetáculo é descobrir se a pequena fada, protagonizada pela menina Júlia Caroline Alves Bettani, de 14 anos, conseguirá consertar seus erros e garantir que a primavera chegue ao continente”, conta Ruth de Oliveira, diretora pedagógica do Grupo Primavera.

Personagem do espetáculo