No mês de maio ocorreu, em âmbito nacional, um dos eventos mais importantes sobre o enfrentamento à violência, o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Neste ano, o tema foi amplamente discutido pela rede Abraço Amarais – da qual o Grupo Primavera faz parte –, que organizou diversas atividades de sensibilização no dia 18 de maio.

Ao longo dos anos, a região dos Amarais, onde o Grupo Primavera está inserido, vem se mobilizando junto à comunidade para que todos compreendam a responsabilidade quanto à prevenção e enfrentamento do problema da violência sexual, praticada contra crianças e adolescentes. No decorrer do processo, as instituições se organizaram para participar de propostas pertinentes ao tema.

Na programação, o Grupo Primavera aderiu à Roda de Conversa com profissionais do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), que fizeram uma reflexão muito importante aos adolescentes da organização, agregando informações e recebendo também sugestões na busca de soluções conjuntas para amenizar a violência. Integrantes da instituição participaram do cortejo pelas ruas da Região dos Amarais, reunindo os adolescentes das entidades da Rede Abraço, em direção ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Vila Esperança, distribuindo mensagens aos moradores sobre o evento para despertar a atenção sobre o tema.