Neste ano, o evento gratuito será no recinto da Expo D. Pedro, em Campinas, onde são esperados 6 mil jovens que se preparam para prestar o vestibulinho dos colégios técnicos da região

 

O Grupo Primavera, em parceria com o Precoltec Cursos Pré-Vestibulinho, o Movimento Transforma Campinas e a Sanasa, realizam o 10º Fórum de Profissões no dia 5 de agosto (sábado), das 13 às 18 horas, no Expo D. Pedro, localizado no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP). Os interessados em participar poderão inscrever-se gratuitamente no local, onde serão realizadas palestras sobre as diferentes profissões técnicas e a realidade do mercado de trabalho, proferidas por educadores do Bentão, Cotil, Cotuca, Etecap, Etep, CEPROCAMP, e IFSP e profissionais que atuam em vários segmentos econômicos, ligados às empresas Bosch, Buckman Laboratórios , Ci&T, entre outras.

Nesta edição, também está prevista a palestra motivacional do alpinista brasileiro Rodrigo Raineri, com o título “Qual é o seu Everest?”.

A expectativa é que 6 mil jovens e adolescentes interessados em ingressar nos principais colégios técnicos da região participem do Fórum, muitos deles acompanhados de seus familiares, como vem ocorrendo nos anos anteriores. “Em razão do número de participantes cada vez maior, conseguimos um novo espaço para o evento, o Expo D. Pedro, substituindo as dependências do colégio Etecap, onde anteriormente ocorria o fórum”, observa Lilian Gibim, coordenadora do PACTO (Preparando Adolescentes para o Colégio Técnico), oferecido pelo Grupo Primavera. Segundo ela, além de orientar sobre as profissões e o mercado, outra meta do evento é trazer a oportunidade real de profissionalização de adolescentes e jovens que se consideram de uma camada menos privilegiada da população e estudam em escolas públicas de Campinas.

O próprio PACTO, curso oferecido gratuitamente a estudantes dos 8º e 9º anos das escolas públicas e moradores da região dos Amarais, existe há 17 anos e atrai cada vez mais interessados em se preparar para o vestibulinho dos concorridos colégios técnicos de Campinas e região. Nos últimos anos, esse curso da ONG tem alcançado uma média superior a 80% de aprovação nos exames.

Conforme Lilian, muitos alunos do PACTO têm dificuldades para escolher a profissão técnica que cursarão. “Ao longo do curso, trabalhamos com esses adolescentes e jovens para que façam a melhor opção em relação à futura carreira técnica e a maioria faz a escolha em função da área de maior interesse, ao invés de observar o mercado de trabalho. Entre os cursos mais desejados por nossos alunos do PACTO, estão o de Alimentos, do Cotuca, e o de Química, da Etecap, integrado com o ensino médio.”

Serviço:

Fórum de Profissões

Data/horário: 05/08 (sábado); das 13 às 18 horas.

Local: Expo D. Pedro, no Parque D. Pedro Shopping (Av. Guilherme Campos, 500, Jardim Santa Genebra, Campinas/SP).

Apoio: Precoltec Cursos; Expo Dom Pedro, Gráfica  Editora Lince, Prefeitura de Campinas, Sanasa Campinas, Transforma Campinas.

 

Informações à imprensa:

Ana Carolina Silveira / Ana Heloísa Ferrero

Tel (19) 3305 2887 / 9 9791 8261

carol@carolsilveira.com.br / anaheloisa@carolsilveira.com.br