A ONG Grupo Primavera, de Campinas (SP), firmou uma parceria com os idealizadores do projeto Luz do Saber – Alfabetização com Inclusão Digital, que foi desenvolvido em 2007 pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, a Casa Brasil da Presidência da República e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará. O objetivo é oferecer uma nova opção lúdica de alfabetização para as crianças de 7 a 9 anos de idade atendidas pela instituição.

Na última terça, 25/08, Carlos Vitório Gorreri e Marco Antonio Silveira, responsáveis pela implantação do projeto em Campinas, estiveram na ONG para presenciar o uso da ferramenta e oficializar a parceria. Na instituição, o software começou a ser usado por 101 das meninas atendidas, durante as atividades de Letramento ministradas pelas educadoras.

“Queremos potencializar a escrita e motivar a leitura de forma lúdica e também incentivar o contato com o mundo virtual por meio de programas que acrescentem conteúdos de aprendizado às crianças. Esse software é muito dinâmico e traz exercícios com conteúdos diversos, alguns em forma de jogos e gibis, sem repetir o modelo que a criança costuma ver na escola pública, onde nossos atendidos estudam. Assim, alimentamos a vontade deles de utilizar o eletrônico, mas sem perder o foco da alfabetização. Conhecemos essa plataforma por meio de um voluntário da ONG e decidimos adotá-lo porque precisamos acompanhar as novas tecnologias”, diz Márcia Letícia,  pedagoga do Grupo Primavera.

Segundo ela, recentemente educadoras da ONG receberam a capacitação dos responsáveis pelo projeto Luz do Saber para que pudessem aprender sobre o uso correto dessa plataforma, que será usada uma vez por semana, por uma hora, em sala. “Não tivemos nenhum custo com a novidade, pois é de uso livre, qualquer pessoa ou entidade pode usar. Essa novidade vem a ampliar as parcerias da ONG com outras instituições. Entre elas, com a Fundação Leman, que beneficia os nossos atendidos nas aulas de Matemática desde 2013.”

Carlos Vitório Gorreri e Marco Antonio Silveira garantem que é possível estender o projeto a outras instituições de Campinas interessadas em alfabetização infantil. “Como a ferramenta é livre, podemos capacitar os educadores para que o usem junto a seus educandos e passamos a monitorar o uso para acompanhar os resultados”, explicam.

Sobre o Luz do Saber

O Luz do Saber é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de crianças, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.

Atualmente, disponibiliza cinco módulos, entre eles o “Começar”, que é composto por 10 atividades que estimulam os usuários por meio de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolve as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.