Pelo menos 100 meninas de 8 a 12 anos atendidas pela ONG Grupo Primavera unem-se pela primeira vez a mais de 3 milhões de estudantes por um tema atual e relevante: a Ciência da Computação. No próximo dia 14 (sábado), das 8 às 12h30, elas participarão do que está sendo conhecido como o maior evento de educação da história, o Hour of Code, realizado virtualmente em todo o mundo entre os dias 9 e 15 de dezembro.
Apesar de a tecnologia moldar cada vez mais quase todos os aspectos do modo como se vive hoje, a maioria das escolas não ensina Ciência da Computação a seus alunos. Por isso, foi criado o Hour of Code, no qual os alunos passarão pelo menos uma hora aprendendo Ciência da Computação, fazendo tutoriais on-line com Bill Gates e Mark Zuckerberg.
“A Hora do Código (tradução) é uma campanha para provar que, independentemente da idade, sexo, qualquer um pode aprender a não apenas consumir, mas construir as tecnologias do futuro, como programas ou softwares para computadores”, explica Luciene Nascimento, diretora do Grupo Primavera e responsável por inscrever as meninas nessa experiência inédita. “Esse movimento, organizado pela Code.org e apoiado por empresas como Apple, Google, Microsoft, Amazon e Facebook, é uma demonstração de que a geração atual precisa e pode adquirir competências tão essenciais para o século 21”, acredita Luciene.
Segundo ela, voluntários e educadores da ONG estarão no dia do evento na sede do Grupo Primavera para auxiliar as meninas no entendimento dos tutorias e ainda propiciarem outras atividades em paralelo para que aprendam um pouco mais sobre codificação. “Nosso objetivo é que elas se sintam parte desse movimento global, que tenham a visão de que podem criar soluções ou resolver problemas utilizando o computador e ainda despertar o interesse para que possam se aprofundar no tema. Teremos dinâmicas a serem realizadas em grupos ocupando seis salas da ONG – três delas com computadores e três sem. Elas farão um rodízio para poder participar de todas as atividades. Escolhemos tarefas simples, por exemplo, que consigam fazer um bichinho virtual sair de um ponto para outro ou que ele acenda as lâmpadas do caminho a partir de comandos básicos.”