Sr Cheda Saad faleceu em 05 de Julho de 2013, aos 84 anos, 14 meses depois de ter iniciado seu trabalho como voluntário no Grupo Primavera. Nosso carinho, admiração e nossas homenagens ao Sr Cheda!

Relembre a história do Sr. Cheda

Voluntário aos 83 anos

Cheda Saad ingressou como voluntário no Grupo Primavera para triagem de notas fiscais; é o mais idoso e um dos mais comprometidos voluntários da ONG

Com responsabilidade e alegria, o aposentado Cheda Name Saad, de 83 anos, chega todas as quartas-feiras, desde maio de 2012, para realizar um trabalho voluntário que ele considera de extrema importância para a ONG Grupo Primavera, de Campinas. Ele é um dos responsáveis por fazer a triagem dos cupons fiscais arrecadados pela entidade para o cadastro online no programa da Nota Fiscal Paulista, da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. A partir desse trabalho, a organização obtém parte da receita necessária à manutenção das atividades pedagógicas e culturais junto às mais de 500 crianças e jovens atendidas, com idades entre 6 e 18 anos.

“Termino o trabalho de quarta-feira na alegria de retornar aqui na semana seguinte. Aqui  encontro receptividade e alegria que não vejo em outros lugares”, afirma ele, que é um dos 70 voluntários que atualmente desenvolvem um trabalho no Grupo Primavera. Mas não é de hoje que a ONG tem colaboradores que doam seu tempo e seu conhecimento à entidade. Há 33 anos, três voluntárias reuniram-se no Jardim São Marcos, um bairro de grande vulnerabilidade social de Campinas, para ajudar as mulheres que frequentavam o posto de saúde local. Começaram timidamente, ensinando no quintal daquele estabelecimento boas maneiras e bordados às moradoras da região.

O trabalho simples foi ganhando corpo com a chegada das filhas dessas mesmas mulheres. Tanto que foi necessário um espaço especial e próprio para dar continuidade a esse voluntariado. E a escolha do bordado, como primeira atividade, tem uma bonita explicação. “Em chinês, bordado significa ‘aperfeiçoar seu coração’”, explica a chinesa Jane Sieh, uma das fundadoras do Grupo Primavera. Segundo ela, é pelo aperfeiçoamento que se dá a essa tarefa que se pode expressar paciência, delicadeza, arte e constância. “Desenvolver habilidades e caráter é fundamental para que nossas meninas se transformem nas mulheres do amanhã que o mundo tanto precisa”, acredita Jane, que nos últimos 03 anos se afastou do comando da ONG para dar lugar à nova geração de gestores.

E o voluntário Cheda, depois de tanta doação à organização, diz que já pode constatar que essa proposta de formar as mulheres do amanhã está sendo alcançada. “Tudo o que se faz aqui é com esse objetivo. Ao invés de ficarem nas ruas, as meninas se preparam verdadeiramente para serem essas mulheres.”