Evento gratuito realizado em parceria com o Curso Pré-Col.Tec. será neste sábado (17/08), na Etecap, em Campinas (SP)

A ONG Grupo Primavera e o Curso Pré-Col.Tec. realizam o 6º Fórum de Profissões no próximo dia 17 (sábado), das 13 às 17 horas, na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado (Etecap), em Campinas (SP). Os interessados em participar desse tradicional evento poderão se inscrever gratuitamente no local, onde serão realizadas palestras sobre as diferentes profissões técnicas e a realidade do mercado de trabalho, proferidas por educadores e profissionais que atuam e se destacam em vários segmentos econômicos, como Informática, Mecatrônica, Meio Ambiente, Alimentos, Química, Enfermagem, Administração e outros. É prevista a participação de dois mil jovens que se preparam para ingressar nos principais colégios técnicos da região, como Cotuca, ETEC Bento Quirino (Bentão), Cotil, Etep, Franceschini e a própria Etecap.
Ruth de Oliveira, gestora executiva e diretora pedagógica da ONG, diz que muitos alunos mudam de ideia na escolha da profissão depois que participam desse fórum e conhecem de perto a realidade do trabalho e as dificuldades no cotidiano. Outra meta do Fórum, além de orientar sobre as profissões e o mercado, segundo Aldair José Falavigna, diretor do Pré-Col.Tec. e parceiro do Grupo Primavera nesse evento que é patrocinado pela Petrobras, é trazer a oportunidade real de profissionalização de adolescentes que se consideram de uma camada menos privilegiada da população e estudam em escolas públicas de Campinas.
A própria ONG mantém há onze anos o PACTO, curso que prepara gratuitamente estudantes dos 8º e 9º anos das escolas públicas e moradores da região dos Amarais para o vestibulinho de colégios técnicos de Campinas e região. Nos últimos anos, esse curso tem alcançado uma média de mais de 70% de aprovados nos colégios técnicos da região. Neste ano, alcançou a aprovação de 82% de seus alunos veteranos (que fizeram 18 meses de curso), e 70,3% dos ingressantes em agosto do ano passado (que fizeram o intensivo ou apenas seis meses de curso).