O Grupo Primavera, em parceria com a Secretaria de Educação de Mairinque e o Instituo 3M de Inovação Social, lança no próximo dia 2 de março (sexta-feira), na cidade, o Projeto Teatro de Fantoches, que será adotado por 35 escolas da rede municipal – entre creches e séries do infantil, fundamental I e fundamental II.

Os professores das escolas serão capacitados por Cristina Lazaretti, especialista em manuseio de fantoches contratada pela entidade de Campinas (SP), que os ensinará como utilizar corretamente os bonecos em sala de aula, para que possam, ainda este ano, transmitir os conteúdos pedagógicos previstos para cada série de forma lúdica e interessante aos alunos. As oficinas de capacitação ocorrerão nos dias 5 e 19 de maio, das 8h30 às 15h30, na Escola Municipal Prof. Educador Paulo Freire, localizada à Avenida Mitsuke, 989, no Jardim Cruzeiro, em Mairinque.

No final do ano, os melhores trabalhos apresentados por esses professores serão premiados pelos parceiros do projeto, em uma cerimônia a ser realizada na própria cidade. Além de Mairinque, os fantoches do Grupo Primavera também serão adotados ao longo de 2012 por escolas municipais de São José do Rio Preto, em uma parceria da ONG com a secretaria de educação da cidade e também com o Instituo 3M de Inovação Social.

Encerramento Projeto Teatro de Fantoches em Paulínia, novembro/2011.

Segundo Luciana de Paula Ferreira Rueda, chefe da Divisão de Educação Infantil de Mairinque, a prefeitura municipal aderiu ao projeto do Grupo Primavera porque o considera “muito grandioso”. Para ela, trabalhar com o teatro de fantoches faz com que a criança viva um momento lúdico. “O teatro de fantoches é o próprio sonho produzido dentro da realidade. Dualidade espontânea que não prejudica, ao contrário, deve ser estimulada como um instrumento que estuda a si próprio e ao outro, proporcionando a formação de histórias,  levando as crianças a interagir com o personagem que é o boneco. O artista passa a ser a criança que o manipula, contribuindo para sua autoestima, pois aprendem a criar por si mesmas”, acredita.

Todos os bonecos de fantoches são feitos na oficina de criação da ONG.

Conforme Luciana, a expectativa da Secretaria é que os professores das 35 escolas fiquem satisfeitos com a capacitação. “Será uma grande realização para a nossa rede de ensino e esperamos que esses docentes multipliquem o aprendizado para todos os professores da escola com muito entusiasmo e carinho, pois o envolvimento de todos é de suma importância para que o projeto alcance o resultado esperado com os nossos alunos.”

O Instituto 3M de Inovação Social patrocina pela primeira vez esse projeto em Mairinque, mas já foi parceiro da ONG no ano passado nas cidades de Itapetininga e Ribeirão Preto, nesse mesmo trabalho. “O Grupo Primavera é reconhecidamente uma instituição que busca o desenvolvimento social de nossas comunidades. O projeto Teatro de Fantoches, realizado pela ONG, tem como proposta um modelo novo de educação, que, por meio de desafios e atividades lúdicas, desperta as melhores práticas de cidadania nas gerações que estão iniciando sua vida escolar. E essa proposta vai ao encontro do objetivo do Instituo 3M, de incentivar práticas ligadas à Educação”, diz Marcelo Tambascia, presidente dessa instituição.

Início do Teatro de Fantoches

O projeto “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações”, idealizado pelo Grupo Primavera, foi implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. “Por meio do teatro de fantoches é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionamos mecanismos diferentes para o aprendizado delas”, acredita John Sieh, diretor do Grupo Primavera.

Todos os bonecos de fantoches são feitos na oficina de criação da ONG. Entre os personagens estão árvore, cachorro, coelho, sapo, borboleta, peixe e sol, que permitem aos professores abordarem temas como meio ambiente, educação para o trânsito, inclusão social e saúde bucal.

O sapo é um dos personagens que compõem o Projeto Teatro de Fantoches.

Por meio do teatro de fantoches é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte.